Campeão do Mundo

Podia escrever mais uma vez sobre a tanga do banco da fome e a treta da caridade que só serve para encher os bolsos a meia dúzia de privilegiados, à custa da boa vontade de milhares de remediados que acham que estão a ajudar os desgraçados, mas não vou por aí.

Num mês em que tanto se tem falado de direitos humanos, continuo a achar muito estranho que ninguém resolva o problema dos verdadeiros desgraçados que trabalham nos campos alentejanos e que vivem em condições miseráveis. Pouco me importa o que vão fazer aos responsáveis, porque isso não vai solucionar o problema. O que me importa é que se arranjem condições para quem lá trabalha e se paguem ordenados dignos a tempo e horas. Se for necessário expropriar terras, então que se faça isso, porque não é um problema de agora, simplesmente deixaram de explorar portugueses analfabetos, para explorar estrangeiros que não falam português.

Se vêm para cá em busca de melhores condições de vida e estão dispostos a trabalhar, é obrigação de quem os recebe, dar-lhes essas condições. As pessoas e as vidas que levam variam não pelo país em que nascem, mas pela sua classe social. Quem vive do trabalho, está sempre na corda bamba, seja cá ou no Sri Lanka. A Al Jazeera [en] conta a história de uma família comum que passa por uma situação muito complicada.

Aqui no ocidente, podemos não estar muito longe disto, com cada vez mais apelos ao consumo com estas invenções de dia disto e dia daquilo que nos bombardeiam em todas as frentes como promoções sem fim. Num modelo importado da América, de onde se importa tudo ultimamente.

Qualquer dia também importam o Dia de Acção de Graças. Se cá chegar, pelo menos que se conheça a sua origem, a partir da perspectiva indígena aqui contada pela The Voice of Pelham [en].

Desta vez calhou escrever isto em dia de bola, e é aí que estão os interesses todos da nação, com as principais figuras de estado incluídas. Eu estou pelo Uruguai, não apenas pela bola, mas sobretudo pela entrevista com o Pepe Mujica no El País [es], que dá vinte a zero aos presidentes todos e é o verdadeiro campeão do mundo das ideias.

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo