Está Calor

A vossa escola teve boas notas? É muito importante isso, não é? As notas da escola. As notas dos professores, as notas dos alunos. Notas no bolso é que nada.

A semana passada não houve Polémica, porque nem sempre há Polémica. Como não pagam, também não têm direito a reclamar. Comem quando há e quando não há, não comem.

Quem come muito são os americanos que estão cada vez mais gordos. Ao que parece, a destruição da Amazónia é culpa deles e do seu amor pela carne. O The Washington Post [en] analisa e explica porquê numa daquelas peças exemplares que tiram todo o partido da tecnologia e que são exemplos do que deveria ser o normal no jornalismo digital, porque meia dúzia de frases e texto corrido não é jornalismo digital.

As florestas são muito importantes e nota-se bem nesta época de calor. Onde não há mata, respira-se pior. E se o calor nos afecta, as mudanças climatéricas afectam a forma como as espécies vivem, sejam plantas ou animais. Já está em curso uma mudança significativa na evolução das plantas que pode afectar aquilo que vamos comer no futuro. Está no Gizmodo [en].

Na Península Ibérica, esta terra onde moramos, que já o era mesmo antes de haver Portugal e Espanha, parece que estamos a passar pela maior vaga de calor dos últimos 1200 anos como se lê no The Guardian [en]. Está um calor do caralho, ou dos diabos, de acordo com a vossa preferência e/ou estrato social.

Se aqui está calor, em Tânger deve estar bem pior. Quem andou por lá foi um gajo de El País [es] seguindo algumas pegadas da Geração Beat. Se calhar devia ir lá um dia destes, mas continuo a preferir ir para terras mais interessantes como o Coço, Romarigães ou Alcangosta. Porque para escrever, não é preciso ser beatnick nem ir para terras longínquas.

Há quem escreva por uns motivos, há quem escreva por outros. A The Paris Review [en] tenta descobrir porque é que se escreva e tem exemplos de alguns autores. Eu escrevo porque me apetece e, outras vezes, não escrevo porque não me apetece. Simples, não?

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo