Peixeirada

A semana começou com a peixeirada dos debates e continuou com bicharada pelo meio, por entre televisões e jornais.

Nas publicações estrangeiras, também há peixe em destaque. A Hakai Magazine [en] diz que a cavala desapareceu dos mares e não se sabe se volta. Os pescadores de cá ainda vão apanhando alguma, porque nesta terriola preferem peixeirada e comer merda, em vez de peixe bom.

No The Texas Tribune [en] também há peixe de sobra mas, neste caso, não é peixe bom. É peixe enevenenado. Parece bom, mas não é. É como votar em gajos que prometem coisas que não cumprem. Faz mal à tripa e, em muitos casos, mata.

O partido dos cães não gosta muito de pesca, nem de caça e quer acabar com tudo. Acha que a bicharada é para ter fechada em apartamentos para tirar fotos e exibir nas redes sociais. Para comer, só vale vegetais criados em estufa e vendidos em mercearias de grandes empresas. Se forem apanhados no monte, como estes que descobri na Outside [en], é caça e também não se pode.

O que a gorda que manda no partido dos cães não sabe é que sem pesca, sem caça, sem pecuária e sem agricultura a sério, desaparece tudo e ficam apenas os animais fechados em apartamentos e as estufas. A The New Yorker [en] dedica uma história à queda da àrvore mais alta de Nova Iorque que talvez possa ser usada como base para artigos futuros sobre o desaparecimento de muitas coisas, se as ideias da gorda e da sua seita algumas vez conseguirem inquinar mentes suficientes.

Em vez de perder tempo com as ideias desta gente, podiam antes ler o que pensam velhos como o Chomski. Há uma entrevista para ler no El País [es] e para conhecer um pouco do seu lado pessoal, para além das ideias. É sempre bom não esquecer a Anarquia, quando a chafurdice democrática nos chateia.

Se funciona ou não, importa pouco, pelo menos não estraga nada e vai-se vivendo com o sonho. Se tiverem apetite e vontade, podem procurar o documentário que encontrei no The Calvert Journal [en] sobre o sonho de uma fábrica auto-gerida na Croácia.

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo